-->

Meniscos

 

No Joelho possuímos dois meniscos, uma para cada metade do joelho, sendo denominados menisco medial e lateral (interno e externo). Os menisco são estruturas fibrocartilaginosas responsáveis principalmente pela absorção de impacto no joelho. Secundariamente também são responsáveis pela estabilização secundária do joelho.

  Os meniscos podem sofrer lesões em diversas situações de atividade física, principalmente em movimentos de giro ou agachamento. Os meniscos também podem apresentar lesões degenerativas, ou seja, pelo desgaste do tempo e uso do joelho. Tais lesões geram dor no joelho.

Os sintomas de uma lesão meniscal são dor e eventualmente bloqueio articular (sensação de travamento do joelho).

O tratamento das lesões meniscais envolve três modalidades possíveis:

1- Tratamento conservador com fisioterapia. Normalmente usado nos casos de lesões degenerativas.

2- Meniscectomia (parcial ou total) através de artroscopia. Trata-se de um procedimento que remove uma porção do menisco lesado.

3- Sutura meniscal através de artroscopia. Essa última modalidade vem ganhando cada vez mais espaço e sua indicação tem sido cada vez mais estendida dados os bons resultados alcançados. A grande vantagem da sutura meniscal está no fato de preservar um tecido que é responsável pela absorção de impacto. No entanto tem suas indicações precisas e o processo de reabilitação é mais longo.